Você é uma pessoa que não controla os impulsos de comprar coisas que às vezes nem precisa? Ter uma mente próspera está atrelado a se proteger dos apelos/persuasão dos marqueteiros e ainda em aprender como fazer escolhas na hora de investir seu dinheiro.
Pessoas de mente próspera conhecem os segredos da economia comportamental, e justamente sobre “como construir uma riqueza vitalícia” que você aprenderá neste módulo quatro da temporada “mente milionária”. Bora?
Você já deve ter notado como as pessoas tomam decisões precipitadas na hora de comprar, não é mesmo? Sem pensar elas compram por meio de decisões intuitivas, razões emocionais e optam pela aquisição de coisas somente porque a compra está ligada a algo ou alguém, e por status.
Tais condutas descabidas acabam fazendo você jogar dinheiro fora ao invés de no mínimo investir e fazê-lo render mais. Se você observar uma pessoa milionária, você não a contemplará desperdiçando dinheiro com coisas vãs, pelo contrário, elas investem, e fazem render o dobro. Há até quem diga que pessoas ricas são “mãos de vaca”, “mãos fechadas” e que quanto mais eles têm “menos gastam”, e sabe por que esses apelidos surgiram? Simplesmente porque eles não gastam dinheiro à toa. Isso é inteligência não mesquinharia.
Para você ter uma ideia, enquanto você está aqui, aprendendo mais sobre como transformar a sua mentalidade, seu padrão de pensamento e sua economia comportamental, há uma diversidade de vendedores estudando técnicas baseadas na neurociência, para te influenciar a comprar mais, usando suas emoções e conhecendo o funcionamento do seu sistema nervoso, por exemplo. Tudo para te induzir a gastar, gastar e gastar...
Desta forma, se proteger do consumismo, faz parte de uma mentalidade rica. De todas as decisões de compra, provavelmente as que mais pedem autocontrole e comprometimento é de investir ao invés de esbanjar.
Se você gostaria de diminuir ou mesmo eliminar determinados comportamentos que te distraem de uma vida financeira mais saudável, anime-se! Agora é possível.
Hoje é o dia do basta, o dia que definitivamente você vai aprender a dominar seus impulsos de compras e a mudar sua mentalidade a fim de investir mais.
O palestrante Eduardo Moreira, formado em engenharia pela PUC disse: O herói Ulisses, da mitologia grega, depois de ter vencido a guerra de Troia, passou por inúmeras provações.
Uma delas foi sua passagem pela Ilha das Sereias.
Sabendo que seria seduzido pelo belo canto das ninfas, Ulisses tampou os ouvidos de seus homens e ordenou-lhes que o amarrassem ao mastro impedindo que ele cedesse e acabasse jogando-se ao mar. Dito e feito: seduzido pelas sereias, ele implorou que o soltassem, mas sua tripulação não podia ouvi-lo.
Então o que realmente salvou Ulisses da morte não foi sua capacidade de resistir à tentação, mas sim a consciência de que poderia falhar.
O que quero dizer com isso? Se você está habituado a comprar coisas, gastar dinheiro com objetos que jamais utilizará, significa que existe uma fraqueza em você, além de uma mentalidade consumista. Quer dizer também que precisa desabituar um hábito destrutivo, que te leva a uma vida de classe baixa. Você precisa diminuir o nível de probreza que teima em ficar em suas condutas.
Admitir sempre é o primeiro passo para qualquer transformação, por isso, é importante que você tenha consciência de que pode vir a falhar como Ulisses previu sobre si mesmo, e então evitar que isso cotinue acontecendo.
A mídia trabalha dia e noite sem descanso com bombardeios de influência com a finalidade de te fazer comprar coisas. Como se não bastasse dia dos pais, das mães, namorado, das crianças, dos professores, dos avós, dos pastores, da árvore, do livro, natal, páscoa, carnaval, e etc... Os apelos emocionais estão por todos os lados te induzindo a comprar cada vez mais.
Que tal usar o exemplo do grande Ulisses e blindar o consumismo e tudo aquilo que te distancia dos seus objetivos de evolução e riquezas?
A partir de hoje, daremos sequência a um montante de artigos que te ensinarão os segredos da economia comportamental para transformar o seu poder de decisão e automaticamente as suas finanças. Você aprenderá a não “ser mais um” na multidão, ou seja, uma pessoa que fica se endividando sem nunca investir.
Eu criei um cronograma extraordinário, e nos próximos artigos você terá acesso aos conteúdos: