(15) 3233-1959
(15) 97402-0306

NUNCA PARE DE EVOLUIR

NUNCA PARE DE EVOLUIR

Você sabia que permanecer na zona de conforto pode representar estabilidade, mas na verdade esta condição impede sua evolução? Só existe progresso quando seus limites são desafiados, e é justamente sobre isso que vamos falar.
Será que você já conquistou bons troféus da vida e por isso carrega a crença de que “o que possui é o suficiente”?
Lembro-me de uma das propagandas da Mercedes Benz em que ela apresentou o lançamento da “nova classe” C com o conceito: não pare de evoluir. A ideia era fixar uma nova filosofia de vida sobre a superação dos limites e excelência nos resultados pessoais e profissionais.
A campanha era uma provocação aos atletas de todo o país a melhorarem seus desempenhos e a bater novos recordes.
 Trazendo essa inspiração para o cotidiano, nós   também devemos adotar esta filosofia como projeto de vida, uma vez que para sermos bem-sucedidos, precisamos de fato não parar de evoluir.
Portanto a pergunta que não quer calar é: “você tem buscado evoluir ou acha que o que já conquistou ou aprendeu é o suficiente”?  Precisamos falar sobre NÃO PARAR DE EVOLUIR.
Mark Twain, escritor e humorista americano, autor de "Tom Sawyer" disse: Daqui a 20 anos, você estará mais desapontado pelas coisas que deixou de fazer do que pelas coisas que fez. Então, solte as amarras. Navegue para longe do porto seguro. Agarre o vento com suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.
A verdade é que sempre podemos ser melhores do já somos, ir além do que já fomos e explorar novos horizontes nunca trilhados antes. Eis aqui o segredo da evolução contínua.
Se você olhar para trás verá que muitas coisas já aconteceram em sua vida, você perceberá também que muitas dessas mesmas coisas te trouxeram a condições muito melhores, não é mesmo? Entretanto, não podemos nos contentar com esse resultado, mas buscar novas condições e níveis mais elevados.
Se estamos onde estamos hoje, foi porque lá atrás escolhemos trilhar caminhos difíceis que exigiram de nós mais empenho, dedicação, renúncia e foco. Mas e agora, devemos parar? Obviamente que não. Ainda há muita vida lá fora!
Você já ouviu a expressão: O céu é o limite? Isso porque de fato ele é!
Como palestrante e coach, às vezes me pego em crise ao ver diversas pessoas deixarem suas vidas seguirem sem norte, sem rumo e sem planejamento algum. Sinceramente, costumo chamar essa conduta de um desaforo para com a vida.
Por outro lado, vemos vários casos de idosos que decidem voltar a estudar após os 60 anos de idade, que depois de se formarem ainda iniciam uma faculdade e vão atuar na área. Elas entendem que não há barreiras, e que a vida é para ser vivida em sua inteireza. Elas entendem que aquilo que já realizaram não é suficiente e se negam a parar de evoluir.
A zona de conforto é deveras uma limitação que impede o progresso individual em muitas áreas: pessoal, profissional e interpessoal. É verdade que reconhecer a inércia de uma vida acomodada e decidir tomar uma atitude pode desanimar logo de início, mas pior que sentir desconforto em agir é chegar ao final da vida e se arrepender das oportunidades que deixamos passar.
Uma pesquisa recente mostrou que um dos maiores arrependimentos das pessoas que estavam acamadas, impossibilitadas e no final da vida era o de ter deixado boas chances de evolução ter passado sem agir.
                       
Pablo Picasso, pintor e escultor espanhol já dizia: Apenas adie para amanhã aquilo que você está disposto a morrer sem ter feito.
Tenho acompanhado muitas pessoas no decorrer dos anos e percebo que elas até se interessam pelas consequências das mudanças, mas não estão dispostas a encarar o que ela exige. Claro que é mais fácil lamentar a obesidade do que praticar exercícios físicos, empurrar com a barriga um relacionamento que não tem mais sentido do que terminá-lo, continuar no mesmo cargo do que estudar e ser promovido...
Queremos as mudanças, mas não queremos pagar o preço por elas. Desta forma, nenhuma alteração acontece, ou pior, a pessoa se justifica, alegando que suas conquistas são suficientes.
A psicologia afirma que faz parte da nossa natureza humana querer as coisas sob controle, estáveis e constantes, mas ela também revela que somos seres ambiciosos e que para obter a felicidade plena, um estado de espírito completo e realizado precisamos conquistar coisas melhores, ou seja, continuar sonhando.
A vida de quem estagnou é quase que sem cor, sem sonhos, sem planos... Não há nada de novo, não se contempla o futuro, não se entusiasma com mais nada. Ou seja, é triste.
A intenção deste artigo é de lhe alertar o quanto a zona de conforto sempre quererá nos impedir de evoluir e nos intimidar. Ela sempre nos convencerá a aceitar os resultados já alcançados como suficientes, terá sempre justificativas para não agir como, por exemplo, a alta idade, doenças, impossibilidades e etc...
A zona de conforto carrega o lema: “em time que está ganhando não se mexe” só para te manter preso no mesmo nível. Mas o empresário e fundador da Standard Oil Company, John D. Rockefeller disse: Não tenha medo de abrir mão do bom para almejar o ótimo, ainda existem grandes conquistas esperando por você!
E é com esta frase acima que me despeço do conteúdo desta semana. Mas antes, gostaria de te convidar a sair da sua zona de conforto e a ousar novos projetos, planos e ideias. Não se contente com os resultados que já atingiu, mas ouse sonhar mais alto.
Certamente os resultados que conquistou foram os melhores, mas para aquela ocasião do passado. Hoje os limites são outros e a vida não pára. Pense nisso!
Se você gostou deste artigo curta e compartilhe com seus amigos. Além disso, siga-me nas redes sociais, pois semanalmente eu disponibilizo conteúdos gratuitos como este aqui.
Gratidão.
 
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS –
www.alexandregonzales.com.br
E-mail: palestrante@alexandregonzales.com.br
Instagram: @alexandregonzalesoficial
Facebook: Alexandre Gonzales Nutricionista Esportivo e Palestrante
Youtube: Alexandre Gonzales
Linkedin: Alexandre Gonzales
WhatsApp: (015) 9.7402-0306
Tel: (015) 3233-1959
 
 
 

Desenvolvimento Agência Digital Make Web