(15) 3233-1959
(15) 97402-0306

O CARBOIDRATO É O GRANDE VILÃO?

O CARBOIDRATO É O GRANDE VILÃO?

Dias desses, eu cheguei da academia quase dez da noite. Então decidi preparar um alimento rápido com nutrientes e um pouco de carboidrato. Foi justamente aí que o dilema começou...
Diversos questionamentos dos meus seguidores surgiram: “Mas Alexandre, você vai comer arroz integral à noite”? “Pode comer carboidrato à noite”?  Veremos isso a seguir, continue lendo.
Em sua opinião, o carboidrato é um vilão?  O que você acha? Deixe o seu comentário, será um imenso prazer saber o que você pensa sobre o assunto.
Mas vamos ao que interessa...
A falta de informação e conhecimento chega a ser gritante quando o assunto se trata das famosas dietas “zero carbo”. Taxado como o maior inimigo das dietas, o carboidrato levou a “fama sem ter ido para a cama”, pois, assim como os nutrientes, proteínas e gorduras são importantes para uma dieta equilibrada, o carboidrato também precisa estar presente.
O endocrinologista Renato Zalli, médico do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, afirma: devido à correria do dia a dia e a rotina estressante, muitos de nós naturalmente recorremos às opções menos saudáveis na hora de se alimentar, é aí que está o perigo.
Para completar, pesquisas recentes apontam que mais de 30% das pessoas sofrem com insônia e distúrbio do sono, e dormir mal afeta diretamente na escolha dos alimentos que comemos. O fato é que sempre existe um carboidrato de fácil acesso, então ele acaba levando a culpa.
Mas chegou a hora de desmistificar algumas opiniões formadas em torno do carboidrato, afinal, ele não é tão ruim assim. Pelo contrário, precisamos dele, basta incluirmos a quantidade que nos trará benefícios em nossa alimentação.
Mas a pergunta que não quer calar: comer carboidrato à noite engorda?
Continuando... Eu havia acabado de chegar do treino, então meu organismo precisava de carboidrato saudável, caso contrário, durante o meu sono, eu ficaria com hipoglicemia e acordaria no meio da noite com fome ou comendo além do normal pela manhã.
 O carboidrato não é o vilão!
De acordo com diversos especialistas, qualquer refeição realizada próximo ao momento em que a pessoa entrará em repouso pode engordar, muito mais do que durante o dia. Isso porque o carboidrato ingerido à noite se transforma em energia acumulada, gorduras que não serão gastas porque estaremos dormindo. Por isso, é mais indicado ingerir “carbo” no período da manhã, exceto em casos de pós-treino, como foi o meu caso.
 
É verdade que carboidratos saudáveis não existem?
Este é um mito, e tanto! Para quem não sabe, diversos alimentos que não são considerados carboidratos, possuem micronutrientes em sua composição, que é o caso da frutose contida nas frutas e acabam engordando.
Se eu tivesse chegado do treino e ao invés de comer uma pequena quantidade de arroz integral com cenoura e abobrinha como fiz, tivesse comido uma manga, banana ou um mamão, por exemplo, certamente eu teria ingerido mais carboidrato do que propriamente o arroz integral. Entende agora, como nós temos uma mentalidade equivocada sobre o carboidrato?!
Quanto mais doces são as frutas, mais carboidratos estão presentes pela frutose. Portanto, opte por frutas mais azedas como limão, acerola, maracujá, entre outras, e sempre de forma in natura.  Evite ingerir tais frutas em forma de suco, pois, neste formato existe mais concentração da frutose, o que também engorda.
Outros grupos de alimentos como mandioca, inhame, cará, milhos e cereais são repletos de carboidratos, então nem preciso mencionar o quanto você deve evitá-los.
Então o pior carboidrato é aquele de farinha branca?
Esta afirmação é parcialmente uma verdade, já que a farinha branca, assim como o açúcar refinado passa por um processamento químico e não trazem nenhum nutriente ao organismo, pelo contrário, trazem um efeito viciante. Tão viciante que causa mais dependência do que drogas ilícitas como a cocaína.
O Dr. Renato Zalli afirma ainda: quanto mais açúcar e farinha branca você ingerir, mais você irá querer.
Seja em forma de sucos, como os açúcares dos refrigerantes, entre alimentos como a batata que se torna açúcar no sangue, o fato é que estes alimentos entram mais rápido na corrente sanguínea elevando o índice glicêmico e causando dependência de alimentos, além de doenças como hipertensão, diabetes, e até mesmo a obesidade, fora a fome constante e desgovernada.
Para encerrar o conteúdo desta semana, vamos a outro dilema: só é possível emagrecer cortando o carboidrato?
Este é outro mito. Restrições de alimentos de carboidratos podem ser efetivas apenas para redução de peso em curto prazo, todavia consumir carboidratos, como gorduras e nutrientes, faz da alimentação equilibrada e saudável. O carboidrato é rico em energia para o organismo, e seu corpo precisa disso!
Clarissa Fujiwara, do departamento de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) explica: a restrição a esse macronutriente durante um longo período pode levar a sintomas indesejáveis, como dor de cabeça, mau hálito e alterações de humor. O consumo é importante também para a produção de serôtonina, hormônio responsável pelo bem-estar.
Em suma, sim! Você pode comer carboidrato, desde que seja nas condições em que mencionei neste conteúdo. Portanto, tenha equilíbrio e estará tudo certo!
Abraços e até semana que vem.
 
 
 
 
 
 
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS
https://www.facebook.com/alexandre.gonzales.nutricionista.palestrante/
 
ASSISTA A VÍDEOS GRATUITOS NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCxd2pRB-e4mU_yCtpQvMhaA
 
INSTAGRAM  @alexandregonzalesoficial
 
 
Você também tem medo dos carboidratos? Hoje falei sobre eles em meu Artigo, e te expliquei que ele não é um vilão, confira !
https://www.linkedin.com/pulse/o-carboidrato-%C3%A9-grande-vil%C3%A3o-alexandre-gonzales/?published=t
 

Desenvolvimento Agência Digital Make Web