E se você pudesse utilizar o poder das palavras para transformar suas emoções? Certamente você já ouviu a expressão “as palavras tem poder”, certo?
A maneira como nos comunicamos revela traços da nossa personalidade e visão de mundo. A vista disso, se você quer obter o sucesso em sua vida pessoal/profissional é importante aprender a se comunicar de maneira assertiva e principalmente a enriquecer seu vocabulário com palavras positivas.
Pronunciar palavras positivas, otimistas e de esperanças tem o poder de estimular o seu humor e contribuir para um dia mais produtivo e alegre. Por isso, abra o dicionário e procure por palavras motivacionais a fim de estar preparado para “ir lá fora e construir o seu bom dia”.
Isso mesmo! Nós somos os agentes responsáveis por fazer do nosso dia o melhor possível, por isso, ter um vocabulário rico em palavras positivas pode ser um grande aliado nessa empreitada.
A autora No livro “O segredo”, Rhonda disse: Sua mente tem um poder de fabricar a realidade. O que você pensa, você sente, o que você sente, você fala, o que você fala, você vibra, o que você vibra você atrai para si. Somos seres vibracionais que interagem com o universo.
Não se trata de superstição, mas de vibrar palavras positivas com a finalidade de transformar o ambiente externo. O fato é que toda expressão ou pensamento otimista tem força!
Um simples “bom dia”, “muito obrigado” ou uma declaração positiva pode mudar significativamente situações, humores e ambientes. Além disso, as palavras têm o poder de nos trazer sensações e emoções positivas que nos transformam por completo.
Se você já esteve/ficou ao lado de pessoas pessimistas, murmuradoras e que só pronunciavam palavras negativas, sabe bem o quanto a energia delas acabaram te influenciando, não é mesmo? Do mesmo modo que palavras negativas criam uma “nuvem negra”, palavras positivas também criam um “ambiente iluminado”.
Coisas boas acontecem quando dizemos palavras de incentivo, encorajamento, fé e esperança. Não só para outras pessoas, mas para nós mesmos, o fato é que podemos influenciar os cenários em que estamos inseridos e fazer do dia mais leve e agradável.
Conhecido como o homem que enxerga além da visão, em minhas palestras, consultorias e treinamentos, costumo ensinar muito sobre a importância da ressignificação. E para que experimentemos de fato uma ressignificação precisamos começar imediatamente a mudar nossa mentalidade, pensamentos e as palavras que verbalizamos.
A experiência do arroz
Se você já participou de alguma imersão ou palestra motivacional, por exemplo, já deve ter visto/ouvido falar sobre a experiência do arroz. Para quem desconhece, acompanhe:
Foi colocado dentro de dois potinhos, arroz cozido retirados de uma mesma panela. Um dos potinhos era o negativo e o outro positivo. Então durante uma semana, sobre o potinho negativo eram direcionadas palavras negativas, palavras de ingratidão, mágoa, ira, insatisfação, desconfiança, incapacidade entre outras palavras negativas.
Em contrapartida, sobre o potinho positivo eram direcionadas palavras positivas, de incentivo, gratidão, de bom humor, sucesso, otimismo, entre outras. E sabe qual foi o resultado?
Após uma semana, dizendo palavras positivas e negativas sobre os respectivos potinhos, todos os dias, a experiência comprovou: o potinho negativo estava com o arroz completamente embolorado, enquanto o arroz positivo continuava intacto, como se tivesse acabado de ser cozido.
A experiência deixou muita gente de queixo caído. Pois revelou que as palavras têm o poder de apodrecer o externo. A vista disso, eu lhe pergunto: quais têm sido as suas palavras?
O que você tem pronunciado a teu respeito? O que você tem verbalizado no dia a dia em relação a sua carreira, vida pessoal e social? Afinal de contas, as palavras trazem consequências que vão muito além do que o simples alívio momentâneo.
Ou seja, nós podemos construir o nosso dia, assim como destruí-lo, tudo depende do que falamos.
Dizer boas palavras aumentam as conexões positivas no cérebro, elevando as emoções que ficam registradas na memória RAM (registro automático da memória) que podem ser acessadas em momentos de estresse.
O cérebro é semelhante a uma dispensa, que podemos acumular emoções positivas a fim de poder usá-las em momentos caóticos. Bom, pelo menos é o que ensina o grande Dr. Augusto Cury em seus estudos sobre o Fenômeno RAM.
Por isso, é importante que venhamos a colaborar para criar emoções boas que fiquem armazenadas nas memórias, a modo que possamos acessá-las em momentos oportunos. E como construímos boas emoções?
Pensando e verbalizando palavras positivas e otimistas. Simples assim!
Experimente e me diga depois. Comece a partir de agora a mudar a sintonia e frequência de suas ideias além das palavras ditas. Tão certo quanto dois mais dois tem como resultado o número quatro, você verá os resultados da construção positiva das emoções ao verbalizar palavras otimistas.
Gratidão até semana que vem.
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS
https://www.facebook.com/alexandre.gonzales.nutricionista.palestrante/
ASSISTA A VÍDEOS GRATUITOS NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCxd2pRB-e4mU_yCtpQvMhaA
INSTAGRAM @alexandregonzalesoficial