Olá, que bom que você está aqui!
No artigo anterior, nós começamos um estudo sobre: “como ter uma mente milionária”, baseado nos ensinamentos do grande autor T. Harv Eker.
No livro Secrets Of The Milionaire Mind (Os segredos da Mente Milionária) do autor T. Harv Eker mostra que todo indivíduo pode ficar rico a partir do momento que muda seus conceitos sobre dinheiro, transformando os hábitos miseráveis para financeiramente bem-sucedidos. Lembra-se?
Vimos também, os cinco primeiros conceitos sobre a riqueza. Uma mentalidade inovadora que trarão resultados extraordinários para sua vida pessoal/profissional quando colocados em prática. Se você ainda não leu, confira (https://www.linkedin.com/pulse/como-obter-uma-mente-milion%C3%A1ria-alexandre-gonzales/?published=t) e fique por dentro das primeiras cinco dicas!
O autor defende a ideia de que: Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termo financeiro. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo. Por isso vamos agora aos demais arquivos da riqueza para que definitivamente você tenha uma mudança radical, ainda em 2020. Borá?
Dicas
(6) Pessoas de mente milionária admiram outros ricos. Indivíduos bem-sucedidos admiram e gostam de estar perto de outras pessoas ricas, já os sujeitos de mente pobre guardam ressentimento, falam mal, e até invejam quem é rico.
Este deve ser um dos padrões mais sabotadores em nossas mentes: “ver as pessoas ricas como vilãs, golpistas, ou como sortudas”. Tente se lembrar do personagem Robin Hood que roubava os ricos para dar aos pobres.
Somos bombardeados por todos os lados, através de filmes, desenhos animados, séries, novelas entre outros meios, sugestionando que pessoas ricas são “mau caráter” ou enganadoras, que só fizeram riquezas porque passaram por cima de outras pessoas. Grande equívoco!
Se carregamos a crença limitante de que ser rico é sinônimo de mau, dificilmente vamos prosperar, uma vez que desprezamos tal condição. Quantas pessoas enchem a boca para dizer: “sou um trabalhador” ou “sou pobre mais sou limpo”, entre outras crenças, deixando claro que o ser capitalista é um defeito.
Obviamente que existem pessoas ricas que são boas e más, do mesmo modo que pessoas pobres também podem ser boas ou más. O dinheiro apenas potencializa o caráter do indivíduo. Portanto, tal crença é errada!
(7) Pessoas bem-sucedidas andam com pessoas bem-sucedidas. Enquanto isso, pessoas de mentalidade miserável buscam a companhia de pessoas fracassadas e negativas.
O ditado popular diz: “Me diga com que tu andas que eu lhe direi quem tu és”, certo? Quando gastamos tempo em um círculo de amizade que apresenta características fracassadas, adotamos o hábito, costume e até um vocabulário fracassado. Ou seja, nos tornamos semelhantes.
Será que não seria interessante buscar a companhia de pessoas visionárias, “pra frente” e bem-sucedidas?
(8) Pessoas bem-sucedidas apreciam se promover. Já as pessoas de mente pobre não gostam de aparecer, não apreciam a autopromoção. Vender o próprio peixe não é algo inadequado, se feito de forma equilibrada, como muitos pensam.
Indivíduos de mente rica entendem que para fazer um negócio prosperar, é preciso que outras pessoas o vejam. Por isso, se autopromovem.
(9) Pessoas bem-sucedidas são maiores que os seus problemas. Pessoas de mentalidade miserável se vitimizam em seus problemas e aproveitam da situação para estagnar, por isso, param diante de qualquer percalço. O que muitas pessoas ignoram, é que um problema só é um problema de fato, quando não é possível vencê-lo.
Pessoas de mente pobre acreditam que são menores que os problemas e que não vão conseguir vencê-los, por isso ficam estagnados neles. Já as pessoas de mente rica se aperfeiçoam, estudam, tomam atitudes melhores, suportam os problemas e então os driblam. Por isso deslancham as suas vidas.
(10) Pessoas bem-sucedidas sabem receber dinheiro. Os ricos são ótimos recebedores, em contrapartida, pessoas de mente pobre são péssimas recebedoras. Enquanto os bem-sucedidos sabem cobrar e receber dinheiro, quem tem um padrão de mente pobre “prefere não tocar no assunto” e deixar para lá. Se por ventura recebem algum presente ou agrado, logo dizem: “não precisava”, ou pior, se recusam a receber.
(11) Os bem-sucedidos preferem receber somente quando apresentam resultados. Pessoas de mente pobre gostam de ser remuneradas pelo tempo que despendem.
Isso explica o porquê muita gente tem dificuldade em trocar um registro CLT para ser empreendedor ou um freelance. Mesmo que a proposta seja para ganhar mais, a falsa sensação de ter registro CLT (ser remuneradas pelo tempo que despende) é melhor, acaba falando mais alto. Trocar o tempo por dinheiro é um obstáculo para a riqueza!
Pessoas de mente rica entendem que nunca poderão trabalhar mais do que 24 horas por dia, que seu tempo é limitado, logo, preferem ganhar dinheiro em grande escala, de múltiplas fontes do que ser remuneradas pelo tempo que despendem em uma única função.
(12) Pessoas bem-sucedidas não limitam suas escolhas. Ao contrário da mentalidade “Lâmpada Mágica” que dá direito apenas a três escolhas, pessoas milionárias entendem que podem escolher tudo o que desejam ao mesmo tempo. Elas sabem que podem ter uma coisa e outra também.
Para sujeitos de mente pobre, eles precisam escolher entre “sorte no amor ou dinheiro”, “felicidade ou riqueza”, “saúde ou poder” entre outras crenças. Quem foi que disse que você não pode ter tudo ao mesmo tempo?
(13) Pessoas ricas focam nos bens líquidos. Pessoas de mente pobre focam em seu rendimento mensal. Indivíduos que buscam a independência financeira têm como meta formar um patrimônio, ao ponto de não precisar trabalhar para o resto da vida, a não ser que deseje.
Pessoas de mentalidade pobre focam apenas no salário e benefícios mensais a fim de não atrasar o crediário das lojas Casas Bahia.
(14) Os milionários sabem administrar bem seu dinheiro. As pessoas de mente pobre administram mal. Embora não tenhamos tido aulas de finanças na escola, precisamos desenvolver a habilidade de controlar os nossos gastos. Precisamos nos educar financeiramente.
No livro Os Segredos da Mente Milionária nos dá seis dicas para administrarmos melhor o dinheiro, veja: