(15) 3233-1959
(15) 97402-0306

QUESTÃO DE SORTE OU PERSEVERANÇA?

QUESTÃO DE SORTE OU PERSEVERANÇA?

Já diziam os mais inteligentes: O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, mas então por que muitas pessoas tendem a pensar que nossas conquistas e vitórias se tratam de sorte ao invés de trabalho duro?
Você acha possível estar caminhando e de repente tropeçar em uma maleta de dinheiro? Obviamente que não, né! E ainda que isso acontecesse, na última das hipóteses, o dinheiro certamente teria dono. Mas por que muitas pessoas acreditam que o sucesso de alguns ícones de alto impacto, foi repentino, uma tacada de sorte como se pudéssemos construí nosso legado como quem ganha na loteria?
William Jennings Byain disse: O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha, não é algo a se esperar, é algo a se conquistar.
No início de minha carreira (e, vezes ou outra no momento atual) costumo escutar as pessoas me dizerem: “para você foi fácil, seus pais te ajudaram”, “ah, você tem o dom para palestrar, além disso, estudou em ótimas escolas”, “você veio de um berço rico, por isso tem tudo o que tem” e etc... Ledo engano!
Eu tive que estudar muito para saber um pouco, como dizia o político, filósofo e escritor francês Montesquieu. Mesmo tendo deficiência visual, estudei muito para conseguir entrar na USP e ter os resultados que tenho hoje.
Mesmo recebendo grande incentivo de meus pais, eu preferi percorrer meu próprio caminho e ultrapassar meus limites. Perdi as contas do quanto precisei ralar para construir as empresas que montei, e depois precisei de muita resiliência para suportar as quebras de quatro delas. Você chamaria isso de sorte?
Mas eu não desisti!
Agora mais forte e experiente do que nunca, comecei outra vez, era o que minha habilidade e competência alcançavam – o começar de novo. Havia muitas limitações em mim, mas pouco a pouco eu superava-as, e superava-as outra vez.
Para me tornar professor de educação física e nutricionista esportivo eu precisei ralar muito, a fim de me tornar palestrante foi mais um período “afiando meu machado”, investindo tempo e dinheiro nessa especialização.
Nunca me dei por satisfeito, e levando em conta a Teoria da Inovação em que o lema é não estacionar somente naquilo que já se sabe, mas buscar novos conhecimentos e aprendizados, desta forma, eu embarquei a me especializar em Life Coach e Executive Coach, e lá se foi mais um longo tempo dedicado aos estudos.
Fiz minhas, as palavras de Cristiano Ronaldo: Eu sinto uma necessidade sem fim de aprender não só para agradar ao treinador e os fãs, mas para satisfazer a mim mesmo. Algumas pessoas como Apa Sherpa e Phurba Tashi se sentem plenas ao subir o Monte Evereste, o ponto mais alto da Terra que atrai tantos alpinistas que desejam vencer o desafio de chegar ao topo. Eu por outro lado, me sinto pleno e realizado ao superar meus limites praticando um esporte radical, mergulhando ou andando de Moto e velocidade com o Leandro Mello do programa Globo Esporte, por exemplo.
Conciliando os atendimentos, com as palestras, treinamentos e os estudos eu sigo, dia após dias buscando meu lugar ao Sol, ainda assim, você diria que o sucesso se trata de sorte?
Lembro-me quando estava acima do peso e decidi que era hora de eliminar aqueles quilos que tanto prejudicavam minha saúde e bem-estar, após muita dedicação, treino e exercícios, eliminei mais de 14 quilos e pude ter o corpo que desejava. Eu entendia que sem dor não haveria qualquer ganho (NO PAIN NO GAIN), então mais uma vez me dediquei perseverantemente em emagrecer, e consegui. Mas não foi sorte, foi força de vontade e dedicação.
“Ah, mas você tinha tempo”, “você é jovem, por isso elimina peso mais rápido”, “seu metabolismo é acelerado”, “você teve sorte”! Não. Eu não tive sorte, eu tive empenho.
 
Constância e trabalho duro são os segredos dos sortudos!
Eu acredito firmemente que todo indivíduo está de alguma forma onde merece estar.  Eu investi anos e anos para chegar onde estou, foram tempos difíceis de escolhas e renúncias para desenvolver as competências, experiências e habilidades que me completam hoje. Eu sempre escolhi “elevar meu merecimento”, como diz Wendel Carvalho, uma de minhas referências de êxito.
Se hoje estou na posição que estou, é porque tenho anos trilhando um caminho de abdicação, renúncias e escolhas. E você pode também!
Se você notar que sua vida atual não é satisfatória de alguma forma, que tal mudar? Nunca é tarde para começar.
Não deixe de buscar novos conhecimentos, competências e amplie sua visão e sua mente, o desafio de vencer na vida está em você e depende unicamente de você, não de mera sorte. Se forem importantes tais conquistas levará tempo, então tenha paciência.
E quando você chegar lá, muitos dirão que você também é só mais um sortudo na multidão, só que não!
E lembre-se o que disse Friedrich Nietzsche: Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. Pense nisso!
 
Se você deseja saber mais sobre minha história de vida e como superei diversos obstáculos, não deixe de ler o livro “Além da Visão” que será lançado em breve. Fique ligado neste espaço para receber a data de lançamento.
Gratidão e até a próxima.
 
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS E DEIXE SEU COMENTÁRIO – EU QUERO SABER O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ESTE ASSUNTO!
https://www.facebook.com/alexandre.gonzales.nutricionista.palestrante/
 
ASSISTA A VÍDEOS GRATUITOS NO YOUTUBE E ENTENDA MAIS SOBRE ASSUNTOS COMO ESTE AQUI!
https://www.youtube.com/channel/UCxd2pRB-e4mU_yCtpQvMhaA
 

Desenvolvimento Agência Digital Make Web