(15) 3233-1959
(15) 97402-0306

VOCÊ É UMA PESSOA MOTIVADA? CONHEÇA AGORA DOIS TIPOS DE MOTIVAÇÃO

VOCÊ É UMA PESSOA MOTIVADA? CONHEÇA AGORA DOIS TIPOS DE MOTIVAÇÃO

Motivação, encorajamento e estímulo são palavras que todos nós buscamos na hora de conseguir atingir nossos objetivos, não é mesmo? Mas você sabe de fato o que significa ser uma pessoa motivada?
Segundo o dicionário, a palavra MOTIVAÇÃO vem do Latim movere que representa: mover-se. A psicologia, a etologia e outras ciências humanas entende a motivação como à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras, é nada menos que o impulso interno que nos leva a uma ação.
Para alguns estudiosos e cientistas, a motivação é um sentimento gerado em nós, mas que não se sustenta sozinho e só tem efetividade quando se une á ação. Além disso, a motivação é o elemento cognitivo mais importe para a conquista do sucesso, afinal de contas, a motivação é a força interna que nos empurra em direção de nossas metas, objetivos e sonhos.
Todos os dias, ouvimos alguém falando sobre motivação, seja no trabalho, em uma leitura ou até mesmo pelas redes sociais. Ela está em todos os lugares, e também pudera, afinal a motivação é a responsável pelo progresso e crescimento de diversos profissionais.
E falando nisso, profissionais motivados são mais visados e disputados no mercado de trabalho. Se você ainda tem dúvidas de que a motivação é um atributo requisitado pelas organizações, basta olhar para o quanto as empresas modernas tem se preocupado cada vez mais em motivar seus liderados e investir em treinamentos, palestras e workshops cuidando do capital humano, pois eles entendem que: “um colaborador feliz produz mais e melhor”.
É verdade! Não importa a função ou o cargo, quando estamos motivados, qualquer tarefa por mais simples que seja, é realizada com excelência. E é sobre isso que vamos estudar nesse artigo.
O mês de Junho está começando e junto com ele uma sequência de conteúdos que vai te impulsionar a ser um profissional, empreendedor ou uma organização METACOMPETENTE (mais que competente), por meio da motivação somada a ação. 
Mas antes de tudo, vamos entender verdadeiramente do que se trata a motivação e como ela poderá te ajudar em seu dia a dia corporativo e até pessoal. Vamos lá?
Embora a motivação seja uma palavra conhecida, encontrar o estímulo perfeito pode ser uma tarefa difícil quando não entendemos ao certo o que é motivação e como ela pode ser gerada em nós. Isso mesmo! A motivação é um sentimento que deve ser GERADO em nós.
O autor William Douglas em seu livro “Viva melhor e venda mais” disse algo muito importante sobre o impacto da motivação em nossas vidas, veja: seja lá de onde vem sua principal fonte de motivação, o importante é compreender que a única pessoa capaz de motivá-lo é você mesmo.
Nós somos os agentes motivacionais de nossas próprias vidas. E se você tem dificuldade para se motivar, sessões de coaching podem ajudar, e muito, nessa busca pela motivação, pois sem motivação, não adianta termos o melhor plano, as melhores estratégias e ferramentas se na hora que surgirem os obstáculos (e eles virão) você não conseguir lidar.
Ser um indivíduo motivado tem relação com manter-se inspirado, instigado e estimulado a seguir em frente e persistir mesmo quando houver problemas, percalços e empecilhos. Trata-se de uma força interior e extraordinária que surge de dentro de nós superando nossos limites, ultrapassando barreira e quebrando paradigmas, além disso, tem a ver com não desistir.
 
O que é a motivação?
A psicologia afirma que motivação é uma condição do organismo que provoca a direção de um comportamento. Trata-se de um impulso/estímulo que leva à ação com a finalidade de atingir um objetivo, e esse processo envolve diversos fenômenos sendo eles: biológico, emocionais e sociais.
Tais fenômenos são responsáveis por incitar, iniciar, direcionar e manter comportamentos constantes e repetitivos ao cumprimento de metas, propósitos e sonhos até que se torne um hábito. Logo, a motivação é um componente fundamental para o desenvolvimento humano.
O Dr. Augusto Cury disse: Sem motivação, a vida não tem brilho. Sem metas, as motivações não têm alicerces. Sem prioridades, as motivações não se tornam reais. Motive-se, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos.
Sem a motivação não há realização de sonhos ou objetivos e um indivíduo sem realização desencadeia inúmeras doenças como: a depressão, estresse e até síndromes. Uma pessoa desmotivada nada alcança, e por nada alcançar acaba se sentindo desimportante e sem contribuição nenhuma perante a sociedade e o universo.
Para quem não sabe, existem dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca. Está pronto para se aprofundar em conhecimento?
 
(1)         Motivação Extrínseca
 
A motivação extrínseca é aquela gerada pelo ambiente, ela vem do externo e está relacionada aos acontecimentos. Um bom exemplo é quando participamos de alguma palestra, seminários ou lemos um livro motivacional, sem querer, apenas por que estamos imerso neste ambiente, acabamos motivados pelo externo, ou seja, pelo que vemos, ouvimos e sentimos. Além disso, podemos encontrar a motivação extrínseca nos ambientes corporativos, quando a motivação surge por meio de programas de recompensa ao bater metas e bônus para vendedores que atingem as expectativas da organização, por exemplo.
A estratégia de motivação extrínseca serve para ajudar os profissionais a se manterem motivados.
 
(2)          A motivação intrinseca
 
Motivação intrinseca, também conhecida como: auto motivação é a mais importante que a extrínseca, uma vez que se o próprio profissional ou empreendedor não se auto motivar, nenhuma ferramenta externa e ninguém o fará.
A motivação intrínseca está completamente atrelada aos sentimentos internos e a influência de elementos externos.
Por isso que independente da situação, do ambiente ou dos acontecimentos, precisamos nos manter motivados e carregar sempre sentimentos positivos dentro de nós, pois esta força impulsionadora será capaz de manter o profissional resiliente perante os conflitos e dificuldades, além de motivado mesmo em momentos de crises emocionais e até profissionais.
Para terminar, enquanto a motivação extrínseca depende dos outros, a intrínseca depende apenas de você! Ou seja, o elemento motivação está sob seu controle, percepção e decisão. Você escolhe quando se motivar, independente do seu externo.
A consultoria de coaching lida diretamente com esse tipo de motivação, já que o processo de coaching ensina habilidades e fornece métodos e ferramentas para que você possa se auto motivar. Portanto, se você precisa de ajuda para se motivar e atingir suas metas, entre em contato agora mesmo. Eu ajudo você!
Além disso, as próximas semanas de Junho tem um material sensacional para você, então fique ligado, porque semana que vem tem muito mais!
Motive-se já, essa é a dica da semana. Gratidão e até a próxima.
 
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS E DEIXE SEU COMENTÁRIO – EU QUERO SABER O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ESTE ASSUNTO!
https://www.facebook.com/alexandre.gonzales.nutricionista.palestrante/?ref=bookmarks
 
ASSISTA A VÍDEOS GRATUITOS NO YOUTUBE E ENTENDA MAIS SOBRE ASSUNTOS COMO ESTE AQUI!
https://www.youtube.com/channel/UCxd2pRB-e4mU_yCtpQvMhaA
 

Desenvolvimento Agência Digital Make Web