Com o objetivo de evoluir cada vez mais, empresas renomadas procuram inúmeras formas de trabalhar a sua força competitiva a fim de se destacar em seu segmento de atuação. Procurando ser diferenciadas as empresas podem investir em preços, tecnologia, marketing e até mesmo em infraestrutura entre outros ativos. Entretanto...
Dentre todas essas opções, nada é mais importante quanto o capital humano. Verdade! Os talentos internos de uma organização são a maior riqueza de uma empresa e, quanto mais se investe no crescimento dos funcionários, mais impacto positivo eles causam nos resultados finais.
Neste cenário, evidencia-se o profissional de coach que é bem treinado e capacitado para auxiliar as empresas a despertar além de explorar melhor o perfil de cada colaborador.
No artigo desta semana vou falar sobre o trabalho do coach dentro das organizações e como este profissional pode transformar positivamente os resultados dos negócios, além do desenvolvimento humano.
Nos artigos anteriores, aprendemos um pouco sobre o que é o Coach, todavia, vale a pena revisarmos. Mas antes disso, é importante esclarecer, primeiramente, o que verdadeiramente é o processo de Coaching. Borá?
Em meu livro “Além da Visão” com lançamento previsto para início de 2021, abordei diversos temas sobre o processo de coaching, por isso, é importante você conhecer profundamente o que se trata esta especialidade, a fim de entender melhor os processos e as áreas de abordagens para encontrar a plenitude em sua vida. Está imperdível!
Bem, sem mais demora, vamos ao que interessa: você conhece mais a fundo o que é o processo de coaching?
Para quem não sabe, o coaching é um processo de desenvolvimento empresarial, profissional e humano, que por meio do conhecimento, experiência, ferramentas e técnicas ajudam os colaboradores e pessoas comuns além de organizações a saírem de seus estados atuais de improdutividade e se dirigirem aos estados de sucessos.
Por tudo isso, o especialista habilitado de coach, faz uma avaliação dos objetivos que a organização ou profissional desejam alcançar e depois realiza um diagnóstico completo do status atual para que possa começar o processo de coaching, sempre atuando em conjunto com o coachee.
Nesta jornada inicial o coach acompanhará as tarefas diárias, semanais e mensais até que consigam alcançar o resultado efetivo que todos esperam. Como já vimos, o processo de coaching é deveras um aglomerado de conhecimentos, estratégias, experiências e técnicas de diversas áreas como psicologia positiva, neurociência, gestão de pessoas, desenvolvimento humano, negócios entre outros, que contribuem para que o processo seja eficaz e traga a organização/profissional os resultados que almejam, em curto espaço de tempo.
O foco central do coaching é apresentar resultados, logo, gosto de pensar que o coaching não é coaching quando não há mudanças e resultados significativos além de notórios. Por isso, é importante estipular prazos.
Fora isso, é de suma importância que tanto o coach como o coachee trabalhem juntos, com data de início e término do processo. Quando se iniciamos um processo de coaching, umas das primeiras questões estão em definir o período em que o mesmo vai ocorrer, se em três, seis ou doze meses, por exemplo. Tudo dependerá do objetivo pretendido do coachee.
Algumas empresas/profissionais/pessoas precisam de mais tempo para alcançar seus propósitos, desta forma, é essencial estipular prazos realistas, e jamais promessas milagrosas que certamente não se concluirão, ou pior, farão o coachee abandonar o processo ao meio por ausência de resultados rápidos.
Inclusive, Felipe Dias em seu artigo “A Farra dos Coaches” denunciou a abordagem de diversos profissionais de coaching amadores e promessas vãs, veja:
“As falsas promessas dos coaches estão subestimando a nossa inteligência com chamadas do tipo: “Coaching do amor! ” Pasmem, algo parecido com isso existe. “Aprenda a conquistar mulheres com a minha fórmula da sedução! ” Acha pouco? Há piores. Temos também o “Coaching da pegação” que promete ao coachee ensinamentos que o levarão a “pegar qualquer mulher nota 8, 9 ou 10, mesmo sendo feio, sem dinheiro ou sem qualquer outra qualidade”. Para estes extremos bizarros eu não vou gastar nem meu tempo nem o seu. Isso não e coaching!”
Bem, se você ou sua empresa encontrar promessas como: “emagreça em 7 dias” ou “fique rico em uma semana” fuja imediatamente. Não permita que sua organização idônea se envolva com supostos profissionais enganadores.
Não acredite em milagres ou fórmulas instantâneas, mas busque por profissionais verdadeiros, que vão saber analisar a empresa/profissional, estipular metas realistas e resultados efetivos. O coach verdadeiro sabe que os resultados acontecem gradualmente e nunca da noite para o dia!
Estamos chegando ao final deste conteúdo, se você gostou curte, compartilhe com seus amigos e retorne neste espaço semana que vem, pois terá muito mais. Eu espero você!
Gratidão.
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